De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, atualizados em 03 de abril, os casos de dengue em Louveira cresceram 33% em quatro semanas.

Em Jundiaí, cidade vizinha de Louveira, houve diminuição do registro de novos casos em 8%, no comparativo entre as últimas quatro semanas. Mas outro município encostado com Louveira, Vinhedo, apresentou aumento de 180% no último mês.

Com o objetivo de evitar o crescimento de casos, a Prefeitura de Louveira pede a colaboração da população nos cuidados em seus quintais e jardins, principalmente no período de chuvas

A Prefeitura de Louveira realiza ações contínuas para o combate à dengue. Para evitar novos casos, a Secretaria de Saúde ressalta que é essencial cada morador fazer os cuidados em suas casas e trabalhos, pois assim evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Este cuidado se torna ainda mais importante no período de chuvas, no qual a água se acumula e favorece para o mosquito depositar ovos.

Entre o trabalho realizado pela Prefeitura, está a utilização de drone para vistoriar locais de difícil acesso, apresentação de teatro nas Escolas Municipais para a conscientização das crianças, vistorias em locais que foram denunciados pelos moradores, pontos estratégicos e em obras para orientação e eliminação de criadouros do mosquito.

Também em andamento pela cidade está o Mutirão Bairro a Bairro, que realiza roçada, capina, limpeza de bueiro, manutenção de praças e espaços públicos, varrição, troca de lâmpadas e trabalho do caminhão cata-treco, desse modo, complementando o combate à dengue.

Denúncia

Os moradores podem realizar denúncias anonimamente pelos canais da Prefeitura de Louveira: aplicativo RelouFale ConoscoOuvidoria e direto na Vigilância pelo telefone: (19) 3878-2323.

Orientações para a população se prevenir em casa

A Secretaria de Saúde reforça que é essencial que os moradores realizem os cuidados em suas casas e comércios, eliminando possíveis criadouros do mosquito. Veja abaixo algumas dicas de prevenção.

– Tampe tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com telas;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
– Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.