Iniciou-se um período crítico de estiagem, o que requer atenção e colaboração da população para enfrentar os desafios que esta estação impõe. Na tarde da última segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros de Louveira, junto a  Brigada de Incêndio e Guarda Municipal, combateu um incêndio de grande proporção no bairro da Abadia, que se iniciou na Estrada Bugio.

É importante que todos sigam algumas orientações para o bem-estar da comunidade como um todo:

Prevenção de Incêndios
A estiagem aumenta significativamente o risco de incêndios. Além de devastar a vegetação, os incêndios causam grandes prejuízos financeiros e representam uma ameaça séria à saúde pública. A fumaça e os gases liberados podem agravar problemas respiratórios e cardiovasculares, especialmente em crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes.

– Evite acender fogueiras em áreas abertas;
– Não jogue bitucas de cigarro no chão, especialmente em áreas de vegetação seca;
– Caso observe focos de incêndio, ligue imediatamente para os serviços de emergência.

Lembre-se: provocar incêndios é crime, com sanções penais severas para os responsáveis.

Cuidados com a Baixa Umidade do Ar

A baixa umidade relativa do ar, comum nesta época, pode causar desconforto e problemas de saúde, como irritações nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar a ocorrência de doenças respiratórias.

– Mantenha-se hidratado, beba bastante água ao longo do dia;
– Utilize umidificadores de ar ou coloque recipientes com água nos ambientes;
– Evite atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia.

Nos dias 14 e 15 de maio, Servidores da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Louveira, da Secretaria de Gestão Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos, participaram de um treinamento preparatório da Operação São Paulo Sem Fogo, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O treinamento, realizado na Fundação Municipal de Ensino da cidade de Piracicaba/SP, recebeu agentes de vários municípios da região de Campinas, que participaram de aulas teóricas e práticas, promovidas pelo Núcleo de Ensino da Defesa Civil Estadual.

O governo do estado fez um investimento total de 92 milhões de reais no ano de 2023. As previsões climáticas para este período indicam que o país ainda sofrerá com os efeitos do fenômeno EL NINÕ, ou seja, a temperatura continuará com média acima do esperado, a previsão ainda de cinco frentes frias entre junho e agosto de 2024, com baixa precipitação pluviométrica.

A Operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado.

Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Consumo Consciente de Água

– Durante a estiagem, é fundamental adotar práticas de consumo consciente de água:
– Tomar banhos mais curtos;
– Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça;
– Reutilizar a água sempre que possível, por exemplo, a água da lavagem de roupas pode ser usada para lavar quintais.

A economia de água é uma responsabilidade de todos e ajuda a garantir o abastecimento durante os períodos de seca.

Para contatar a Segurança:

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h pelo telefone: 19 3848-3097 e 24h nos casos de emergências nos telefones: 153 ou (19) 3878-1512 Guarda Municipal e e 193 para contatar o Corpo de Bombeiros.