A Prefeitura de Louveira na próxima segunda-feira o primeiro Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento acontece a partir das 18h no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.

O objetivo fo fórum é, ao final, propor a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência na cidade.

A programação conta com uma palestra da psicóloga e pedagoga Viviane Maria Misso, que atuou na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Vinhedo de 2018 a 2021. Ela vai abordar a importância do conselho e quais suas funções e objetivos.

Em seguida, será proposta a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Louveira, com posse programada para o dia 3 de dezembro.

O fórum foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, será aberto ao público e incluirá a presença de autoridades e entidades municipais.

O conselho

O conselho tem a função de ser um espaço para as pessoas com deficiência, seus familiares e responsáveis, cuidadores e entidades apresentarem demandas deste segmento para que o poder público melhore a oferta de serviços com ações de acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização.

O novo conselho será composto por sete representantes do poder público, das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Eventos, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico.

Para a sociedade civil, duas cadeiras serão reservadas para representantes de entidades municipais que prestam atendimento à pessoa com deficiência (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE e Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira/Cielo). Outras cinco serão de pessoas com deficiência ou seus familiares.

Caso apareçam mais de cinco pessoas interessadas nas posições, será necessária uma eleição.

Endereço:

Salão de Eventos da Secretaria de Cultura: Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê.