Os vereadores Luiz Rosa (MDB) e Helinho (PTB), além do presidente da Câmara de Louveira, Laércio Neris (PTB), estão em Distrito Federal, participando da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos.
Nas redes sociais, a participação no evento não caiu bem… Em grupo no Facebook, um cidadão questiona: “Alguém pode explicar oque os vereadores estavam fazendo em Brasília na XXII Marcha dos prefeitos? Quem deveria está lá era o prefeito, não os vereadores. Com dinheiro de quem eles foram? Da Câmara? O prefeito bancou?”
Um outro internauta considera: “Se não me engano, passou pela câmara esse “passeio” dos nobres edis. Como ninguém tem paciência pra assistir uma sessão (é duro mesmo), ninguém vê essas farras. Enquanto isso, os funcionários públicos da cidade ainda estão aguardando o reajuste salarial. Não dá pra justificar que não tem dinheiro, hein?”
Comentários negativos
Já na página oficial da Câmara, as opiniões estão divididas. Há quem acredite que a viagem dos vereadores de Louveira até Brasília seja para acertar os ‘arregos’, ou seja, algo ilícito. “Provavelmente se reuniram pra ver qual a porcentagem que cada um vai levar”, escreveu um internauta.
Vale lembrar que a matéria da Câmara sobre a participação dos vereadores na Marcha dos Prefeitos ressalta que na última terça-feira, dia 9, os políticos de Louveira participaram de evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre e do ministro Dias Tofolli, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Sobre este encontro com o presidente, um internauta comentou: “Vê se aprende alguma coisa com o presidente bolsonaro homem honesto e de fibra!!”. Em resposta a este comentário, outro cidadão louveirense disse: “Eles têm que aprender e muito”.
Mas há morador de Louveira que apoia a ida dos vereadores até Brasília. Na postagem da página da Câmara há alguns ‘parabéns’ para os políticos.
Marcha a Brasília
Apesar de ser popularmente conhecida como Marcha dos Prefeitos, o nome correto é Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Trata-se de
um movimento democrático realizado anualmente desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios, unindo prefeitos, vereadores, secretários, deputados, senadores e governadores em torno de uma agenda de debates em favor de questões que influenciam diretamente a vida dos municípios brasileiros. Este ano, um dos temas principais é a criação de um novo pacto federativo em torno das reformas tão necessárias para o país.
Durante quatro dias (de 8 a 11) figuras ilustres das diversas áreas da economia, política, direito e social irão participar de ciclos de palestras, workshops e debates, sendo que nesta terça-feira um dos palestrantes mais aguardados foi o ministro da Economia, Paulo Guedes. Laércio, Luiz Rosa e Helinho estão aproveitando a troca de experiências proporcionada pelo evento e trarão para o município idéias e iniciativas positivas que possam colaborar para mais melhorias para a cidade.