Que a área da saúde é sempre um problema, em qualquer cidade, isso é de conhecimento de todos. Mas não ver melhoras é o que mais incomoda os pacientes que precisam usar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Louveira, a situação não é diferente: os relatos de demora no atendimento e o descanso são frequentes. Nesta semana, as redes sociais ficaram tomadas por reclamações de pessoas que não tem dinheiro para pagar convênios caros e serem rapidamente atendidas, e por isso, padecem esperando atendimento.

No último dia 9 uma postagem de um paciente esperando atendimento na Santa Casa gerou polêmica. O rapaz postou uma foto da sua senha para ser chamado e passar pela consulta. O papel marcava como horário de emissão 21:21, mas até às 22:55, o homem ainda não havia sido atendido. Ele escreveu: “Um descaso com os pacientes. Algumas pessoas até foram embora já. 22:55 e nada de ser chamado”.

Repercussão

Muitas pessoas responderam a postagem e a maioria reclama da demora para atendimento e do atendimento prestado pelos profissionais. São diversas as declarações sobre tempo de espera e desconfiança de que os profissionais estão ‘enrolando’ para atender ou estão mexendo no celular ao invés de prestar atenção no trabalho.

Um dos casos que chamou a atenção foi a falta de atenção com uma mãe com criança doente. A mulher escreveu: “Fui ontem passar meu bebê que está com 3 semanas com diarreia. Já tinha indo umas 2 vezes no p.a. por causa dessa diarreia. Fui ontem, demorou uma hora pra ser chamado e, quando chama, a médica nem se quer mexeu no meu filho e disse q era verme e só passou remédio de verme”.

Panos quentes

Alguns internautas tentam ‘amenizar’ as dores dos que reclamam do atendimento de saúde em Louveira. Dizem que a cidade está bem e que há lugares piores. Há os mais irônicos que dizem que a solução para quem quer um atendimento melhor é pagar plano de saúde.

Mas o acesso à saúde é um direito de todos, ricos e pobres, que podem ou não pagar pelo atendimento. Entre os comentários, um se destaca por sua sensatez: “Temos que reclamar sempre, temos nossos direitos pagamos por isso”, referindo-se aos muitos impostos pagos diariamente por todos os brasileiros. As manifestações populares com suas insatisfações se fazem necessárias pois há dificuldade em resolver os problemas e, silenciando-se, o povo consente com a falta de solução.

Na opinião da moradora de Louveira sobre as reclamações nas redes sociais sobre o atendimento da saúde na cidade: “se reclamando nada acontece, imagine se ninguém reclamar?!”

Melhorias

Em um documento disponível no site da Prefeitura de Louveira, há informações sobre o atendimento de urgência e emergência realizado na cidade através da Santa Casa. “É um hospital de baixa e média complexidade. O sistema de classificação de risco ainda não esta implantado na Irmandade Santa Casa de Louveira, mas o objetivo é implantá-lo este ano”. O documento não tem data.