Louveira vai vacinar com Pfizer, nesta terça-feira (14), os cerca de 500 moradores que tiveram a aplicação da segunda dose de AstraZeneca cancelada no último (11) por falta de doses do imunizante.

A aplicação será realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Santo Antônio, das 9h às 11h ou das 13h às 15h.

Para ser imunizado, o morador deve comparecer ao local portando um documento original com foto e o comprovante de vacinação.

A Secretaria de Saúde reforça que a imunização desta terça é exclusiva para quem tinha a segunda dose agendada para o drive thru do último sábado (11).

A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde.

A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Apagão de vacinas

Em nota divulgada na última quinta-feira (9), o Governo do Estado afirmou que o Ministério da Saúde do Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de 2ª doses de Astrazeneca para São Paulo, provocando um verdadeiro apagão de vacinas nos 645 municípios paulistas.

A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que cobrou na última semana o órgão federal o envio destas doses para completar o esquema vacinal, conforme a bula do fabricante e diretriz do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Novo ofício foi enviado à pasta federal na quinta-feira (9).

Na sexta-feira (10), o Governo afirmou que, caso não receba as doses, vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).