A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizará no próximo sábado (17) a quarta edição do “Cultura na Estação”, que neste mês contará com o tema especial “Festa Junina”. O evento acontece na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti, das 10h às 22h.

“Chegou mais um vez a hora de realizarmos o Cultura na Estação, esse evento que vem fazendo cada mês mais sucesso e nesse mês, está com uma programação bem ampla e excelente! Convido todos a participarem, será muito legal” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

Confira abaixo a programação para esta edição:

10h – Passeio “LOUVEIRA: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA FERROVIA”

O Passeio entra na grade fixa do Cultura na estação e nesta edição contará com duas saídas, uma às 10h e outra às 14h. O passeio com o tema “Louveira: antes, durante e depois da ferrovia”, organizado por Jean Camoleze, historiador e pesquisador do Centro de Memória de Louveira. O passeio tem como objetivo promover a ocupação e o reconhecimento dos espaços urbanos e rurais de Louveira ao longo do tempo, valorizando a história local e as projeções da memória coletiva da cidade. O passeio sairá da Estação Ferroviária, passando pela Casas dos trabalhadores da CIA Paulista, Fazenda Santo Antônio, “Cemitério de Escravos”, Igreja e Rio Capivari, Subestação de Energia e retornará para a Estação Ferroviária. Interessados em participar do passeio, deverão realizar a inscrição previamente via formulário, clicando aqui.

11h – Banda Corporação Musical Progresso Louveirense

A banda que é fixa na programação também embarca no tema “Festa Junina”, trazendo um repertório clássico dessa época do ano e claro, com figurino a caráter.
“Um repertório bem feliz de música junina. E a banda vai com todo o gás, levantar mais do que já está sendo levantado” comentou o maestro da banda, Maycon Paiva.

13h – Wesley Nascimento

O cantor Wesley Nascimento traz seu repertório do estilo arrocha sertanejo, com interpretações próprias e de outros artistas.

14h – Segunda saída do Passeio “LOUVEIRA: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA FERROVIA”

15h – APRESENTAÇÕES APAE

Às 15h, os representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) levam ao público uma apresentação do “Projeto Inspiração”, com desenho animado e música, além de dançarem a tradicional quadrilha.

16h30 – Street Dance

Às 16h30, quem toma o palco é a oficina cultural de Street Dance, os alunos subirão ao palco para uma apresentação organizada pela professora Juliette Bernardes Santana. “O street dance é uma cultura muito rica e precisamos que nossos jovens louveirenses tenham esse conhecimento. Com isso teremos essa apresentação que será essencial para a cidade de Louveira” comentou a Professora Juliette Santana.

17h – Dança de Salão

Às 17h, a oficina da vez é a de Dança de Salão, a Professora Andreza subirá ao palco com seu parceiro de dança para uma apresentação de sertanejo universitário e logo em seguida, um casal de aluno das oficinas realizará uma apresentação de samba, que será o tema estudado no próximo módulo das Oficinas Culturais de Dança de Salão. Ao final, os alunos da Oficinas também realizarão a tradicional dança da quadrilha.

Além das atrações culturais, a programação deste mês conta com uma diversidade em outras áreas.

A Secretaria de Gestão Ambiental realiza a 5ª Feira da sustentabilidade na Cultura na Estação. A secretaria terá um stand, também acompanhados pela equipe da Cooperativa Recomeço (conheça mais clicando aqui) onde apresentará novidade dentro da sustentabilidade, o espaço contará também com um brechó, e a presença da Casa Acalanto que estarão realizando venda de capuccino e amanteigados e também uma feira de adoção de
animais.

Com previsão de início para às 9h, acontece o “Café Rural” até às 15h no saguão da Estação. O Café Rural é uma iniciativa que pretende fazer parte da grade regular da Cultura na Estação. A cada mês, a Divisão de Turismo, da SEDEC, trará um atrativo que trabalha com café rural, e neste mês os responsáveis serão a Famiglia Battistuzzo.

Já das 13h30 até às 15h30 acontece a Oficina de Mosaico em Casca de Ovo, que será ministrada pelas professoras Lurdes e Jane. “A gente leva as casquinhas de ovos já tingidas, quebra tudo em pedacinhos. Eu comprei os vasinhos de madeira pequenininhos, de MDF, e já desenhei uma flor. Então, você passa cola na flor e vai colando as casquinhas de ovos. É um trabalho bem minucioso, tem que ter um pouquinho de paciência. É muito bom, é muito relaxante, é muito tranquilo para quem gosta” explicou a Professora Lurdes sobre a oficina. No final, os alunos poderão levar embora as peças confeccionadas e para participar da oficina a inscrição será a doação de um litro de leite.

Logo depois, das 15h30 às 16h30 acontece a Oficina Básica de Cerâmica, através da orientação da ceramista e arteterapeuta Analice de Oliveira, os participantes receberão informações sobre a feitura da cerâmica, como essa prática milenar passada pelos nossos ancestrais, pode ser realizada no cotidiano de uma maneira simples, promovendo a criatividade e o bem estar. Cada participante irá confeccionar uma peça em argila para bijuteria e uma peça coletiva para representar as festividades juninas da cidade.

Além das atrações já citadas, outras serão divulgadas em breve. A Cultura na Estação conta com food trucks locais, além de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce gratuitamente. A Cultura na Estação acontece no próximo sábado, dia 17, a partir das 10h na Estação Ferroviária de Louveira.