Com o objetivo de combater os lançamentos clandestinos de esgoto, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, avança com as ações de varredura nas tubulações com robô de vídeo inspeção motorizado. A meta é eliminar o máximo possível de despejos irregulares na cidade, principalmente no Córrego Santo Antônio. A ação deve se estender até o final do período de seca, fazendo parte também do Projeto Tarabana.

“Somado à atuação intensa da equipe da Secretaria de Água e Esgoto, esse robô auxilia no monitoramento das redes de saneamento da cidade. E já temos visto isso com a utilização dele; já foram inspecionadas as redes em 20 bairros. Podemos afirmar que em Louveira estamos utilizando a tecnologia para promover mais qualidade de vida para a população e, neste caso, saúde e melhoria das águas dos nossos córregos e afluentes”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A ação está sendo realizada em duas etapas. A primeira consiste em a equipe que opera com o robô realizar a inspeção e identificar o problema. Com o relatório em mãos, é iniciada a segunda etapa, na qual outra equipe entra com o reparo do problema identificado.

“A identificação dos vazamentos e lançamentos irregulares nas redes de esgoto e águas pluviais por meio do robô acontece da seguinte maneira: o robô é motorizado, equipado com uma câmera e controlado remotamente pela equipe da Secretaria. Desta forma, ele consegue navegar por dentro das tubulações e gravar vídeos da inspeção”, explica o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.

Na última semana, na rua Vereador José Conti, dois pontos de lançamento de esgoto que chegavam na galeria de águas pluviais foram interligados na rede, solucionando o despejo irregular. Um outro ponto da rede, que estava quebrado, também foi reparado.

Nesta semana, outro local na rede de esgoto localizada na Rua dos Girassóis foi reparado com sucesso.